O IGRPweb 1.0 é uma ferramenta para criação de aplicações de governação eletrónica, baseada em etapas e processos do negócio, geração automática de códigos e incorporação do Once-Only-Principle (OOP).
É um portal único de atendimento público em qualquer domínio de governação, alinhado com o princípio de One-Stop-Shop (OSS).
ARQUITETURA DO IGRPWEB (PAAS)
Toda a gestão da infraestrutura e de outros detalhes técnicos são transparentes para o utilizador, permitindo-o concentrar os seus esforços apenas no fluxo do negócio.
A arquitetura do IGRPweb é independente da tecnologia de base de dados, podendo o cliente usar qualquer base de dados no mercado.
O IGRPweb é implementado num Virtual Data Center (VDC) isolado por cliente, composta por várias camadas:
- Client Dashboard (Hidden IaaS) para administração centralizada dos recursos;
- Autenticação centralizada de usuários Single-Sign-On (SSO);
- Aplicacional para desenvolvimento (Studio), teste e colocação em produção de aplicações;
- Base de Dados com conexão Remote ou On Premise
A transações entre a camada aplicacional e a camada de bases de dados é dedicada e encriptada, garantindo ao cliente total segurança ao mesmo tempo que assegura total integração interna e interoperabilidade externa, na Internet ou em qualquer outra rede.
ALOJAMENTO IGRPweb 1.0
A subscrição anual do IGRPweb 1.0 dá direito imediato a um VDC (Virtual Data Center), alojado no Data Center do NOSi, com toda a aplicação já instalada e pronto a funcionar.
No VDC disponibilizado ao cliente estão instalados 3 servidores aplicacionais, configurados com recursos básicos (2 CPU, 8 GB de RAM e 32 GB de STORAGE, excepto ambiente de produção com 0 GB STORAGE).
O cliente pode criar um maior número de máquinas ou escalar a capacidade de cada uma dessas máquinas, directamente no seu Client Dashboard, pagando o preço da tabela de Preços do NOSi (www.nosi.cv).
No Cliente Dashboard está também disponível uma linha verde de suporte, e um conjunto de serviços adicionais, opcionais.
A Figura 1 apresenta a arquitetura IGRPweb 1.0, sendo composta essencialmente por três camadas:
- a de administração;
- a de identidade;
- a dos VDCs;
As aplicações na camada de administração e as na camada dos VDCs, utilizam a camada de identidade para autenticar os utilizadores.